Aguarde... Aguarde...

Dia Internacional da Mulher: A Proteção e Promoção dos Direitos da Mulher com Deficiência

08 de março | Brasília - Distrito Federal

Apresentação

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, por meio de sua Comissão Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, promoverá no dia 08 de março, das 14h às 18h, um evento alusivo ao Dia Internacional da Mulher - "Dia Internacional da Mulher: A Proteção e Promoção dos Direitos da Mulher com Deficiência".


NÃO SERÁ NECESSÁRIO REALIZAR INSCRIÇÃO - BASTA ACESSAR O CANAL DA OAB NACIONAL NO YOUTUBE NO DIA E HORÁRIO DO EVENTO.

Eventos sem inscrição não serão certificados.

Organização: Conselho Federal da OAB

Email: eventosoab@oab.org.br

Informações Adicionais

Atenção:

PROGRAMAÇÃO

 

14h00

ABERTURA

Felipe de Santa Cruz Oliveira Scaletsky(Presidente do Conselho Federal da OAB)

Joelson Dias(Presidente da Comissão Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência)

Gisele Costa(Vice-Presidente da Comissão Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência)

 

14h00

PAINEL 1 - PARTICIPAÇÃO POLÍTICA DA MULHER COM DEFICIÊNCIA

Presidente de Mesa e Mediadora:Fádia Yasmin Costa Mauro(Vice-Presidente da Comissão de Proteção aos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB-PA)

 

1.Desafios, possibilidades e perspectivas da participação de mulheres com deficiência no legislativo e violência política nesse espaço

Amanda Gondim (Vereadora e advogada formada pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU)

 

2.Desafios, possibilidades e perspectivas da participação de mulheres com deficiência no movimento sindical e violência política nesse espaço

Anaildes Sena(Mulher cadeirante, operária, dirigente sindical do Sindiquimica Bahia e Coordenadora do Coletivo de Trabalhadores/as com Deficiência da CUT)

 

3.Desafios, possibilidades e perspectivas da participação de mulheres com deficiência no movimento de Pessoas com Deficiência - na liderança de entidade - e violência política nesse espaço.

Gislana Monte Vale(Professora Mestre em Avaliação de Políticas Públicas-UFC. Coordenadora Executiva Nacional do Movimento Brasileiro de Mulheres Cegas e com Baixa Visão - MBMC)

 

 

 

 

15h00

PAINEL 2 - MULHERES COM DEFICIÊNCIA E O CUIDADO

Presidente de Mesa e Mediadora:Elyse Matos(Membro Consultora da Comissão Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência)

 

1.Direito ao cuidado como estratégia de enfrentamento a violência e possíveis impactos na garantia dos direitos sexuais e reprodutivos de mulheres com deficiência (transversalizando sexualidade, raça e e com gênero e deficiência)

Luciana Viegas(Professora, Autista, ativista pelo direito das pessoas com deficiência, idealizadora do movimento #VidasNegrasComDeficienciaImportam)

 

2.Reprodução social e o impacto às mulheres com deficiência no exercício da maternidade (transversalizando sexualidade, raça e e com gênero e deficiência)

Kelly Araújo(Mulher cega, pedagoga. ESP. Educação Especial e Inclusiva. Coordenadora da Executiva Nacional do MBMC- Coordenação: feminismos, sexualidade e gênero, sexóloga em formação)

 

3.    Normas protetivas, medidas de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher com deficiência e desafios para criação de legislação que garanta

Thaís Becker (Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas das Políticas Públicas para Inclusão Social da USP e do Núcleo de Estudos sobre Deficiência da UFSC. Residente no Ministério Público de Santa Catarina e Membro Especial da Comissão de Direito das Pessoas com Deficiência da OAB/SC)

 

 



Central de Eventos 2024
Desenvolvido pelo Conselho Federal da OAB