O principal teórico do nacional-socialismo, Alfred Rosenberg, defendeu a adoção e uso da Cruz Suástica, ou Cruz Gamada, como o símbolo máximo da ideologia nazista e síntese das ideias de “pureza” racial, espiritual, cultural, política, econômica e jurídica. Tornou-se o mais ostensivo símbolo do III Reich, mas jamais foi o único. No documentário A Arquitetura da Destruição, e outras obras literárias e históricas, há o deslinde dos muitos símbolos no nazismo.
Organização:
Email: eventosoab@oab.org.br
PROGRAMAÇÃO
16h00 |
ABERTURA |
Luiz Viana Queiroz(Vice-Presidente do Conselho Federal da OAB) Silvia Cerqueira(Presidente da Comissão Nacional de Promoção da Igualdade da OAB Nacional) Everaldo Bezerra Patriota (Vice-Presidente da Comissão Nacional Direitos Humanos da OAB Nacional) Clarita Costa Maia(Presidente da Comissão de Migrações e Comércio Exterior da OAB/DF) |
|
16h30
às
19hs |
PAINEL DE ABERTURA |
1. PL 4974/2020: novas formas de antissemitismo e criminalização da negação do Holocausto Roberto de Lucena(Deputado Federal)
2. Criminalização do negacionismo e combate ao discurso de ódio, elementos articulados. Adriana Dias (Antropóloga)
3. Os desafios enfrentados pela comunidade judaica no Brasil pela má compreensão do Holocausto Daniel Bialski(Vice-Presidente da CONIB)
4. Usos e Abusos da Historia: a necessidade do conhecimento do passado Monique Sochaczewski Goldfeld (Historiadora)
5. Auschwitz, 76 anos depois Rebeca Serrano (Professora de Sociológia)
6.A negação ou distorção do Holocausto como facetas do antissionismo e do antissemitismo André Lajst(Presidente do InstitutoStand with Us)
7. Política criminal e crimes de ódio Rafael Braude Canterji (Conselheiro Federal)
8.O Memorial do Holocausto de São Paulo e seus desafios para combater o antissemitismo e promover o diálogo Sarita Mucinic Sarue(Membro da Diretoria da Associação Janusz Korczak do Brasil) |
Central de Eventos 2025
Desenvolvido pelo Conselho Federal da OAB